No âmbito do marketing digital, há conversas onipresentes sobre a ética dessa indústria vasta e em constante evolução; preocupações em relação à prática ética e ao uso de IA, algoritmos e rastreamento.
Há discussões baseadas no marketing digital e no uso amplamente aceito do utilitarismo como prática ética – tomar uma decisão julgada como ética ou antiética com base nos resultados ou consequências dessas decisões. Em última análise, resultando em questões relacionadas à privacidade, ao uso de dados pessoais e aos inúmeros fatores que surgem da criação de presença online e da utilização de plataformas como as mídias sociais.
No entanto, um fator crescente que deve ser considerado ao lado das questões das práticas éticas é o da responsabilidade social. Um estudo recente nos EUA mostra que 75% das pessoas são mais propensas a comprar de uma empresa que se alinha com um problema com o qual concordam.
Isso sugere que não apenas o público em geral está se tornando cada vez mais consciente em relação às questões sociais e culturais – mas que, na mesma linha, o público está esperando mais das próprias empresas e mostrando que eles querem dizer isso por meio de seus hábitos de compra.
Então, quando se trata de uma agência digital, por exemplo – como um dos locais mais competitivos para marketing digital no Reino Unido, como isso é relevante para se destacar entre a multidão de empresas de marketing digital? É importante? E como a responsabilidade social dentro das práticas de marketing pode impactar o sucesso ou o fracasso de uma agência de marketing em si?
Mas por outro lado, como a responsabilidade social é importante nesta era de consciência coletiva? As gerações mais jovens, em particular, esperam mais das infraestruturas e conglomerados que sustentam um sistema de comércio há gerações – exigindo que sejam implementadas práticas melhores, mais éticas e conscientes .
Ser positivo para o clima, diversificado e com visão de futuro está governando toda a demografia.
Então, qual é a importância disso para os profissionais de marketing digital considerarem em suas próprias práticas?
Vamos explorar.
O que é Responsabilidade Social no Marketing?
No contexto dos negócios, a responsabilidade social sustenta que uma empresa deve ser ‘bons cidadãos’, equilibrando o ato de gerar receita com atos ou estratégias que beneficiem as comunidades ou a sociedade – seja em escala local ou global. Muitas empresas também incorporaram elementos socialmente responsáveis em suas práticas e estratégias de marketing para beneficiar as comunidades com produtos ou serviços.
A responsabilidade social no marketing representa a prática de atrair clientes que querem fazer a diferença em suas compras. Também, portanto, se estende à ideia de que os profissionais de marketing digital precisam estar conscientes se os clientes que estão representando estão causando um impacto positivo ou não.
E se não – está se tornando necessário que as agências de marketing façam essas perguntas aos seus clientes?
Por que ser socialmente responsável?
Um estudo da Kantar realizado em 2020 revelou, sem surpresa, que 68% dos consumidores esperam que as marcas sejam claras sobre seus valores, enquanto 46% dos millennials e 42% da geração Z estão colocando essas expectativas em empresas e marcas para serem corajosas ao lidar com as redes sociais. e questões culturais em suas práticas.
Se há uma demanda crescente do público como um todo de que os negócios com os quais eles se envolvem estejam lidando ativamente com questões sociais, mudando as práticas de maior escala que podem ser ecologicamente prejudiciais ou apoiando estruturas de desigualdade, por exemplo – então, sem dúvida, o mesmo deve ser perguntou às agências de marketing digital que estão planejando e estrategizando a presença online desses negócios?
É claro que, para os gigantes do E-Commerce em particular, essas marcas terão equipes de marketing internas, então a questão se torna uma das várias partes, para se concentrar no papel do profissional de marketing digital nessa situação.
Quando se trata de PMEs que uma agência de marketing digital tende a representar, quão importante é para a longevidade dessa agência considerar a pegada social e ambiental de seus clientes?
E quais são as consequências de não levar esses fatores em consideração, para as próprias agências digitais? Isso é algo que vamos explorar um pouco mais tarde.
Permanecendo Relevante
Muito mais públicos estão exigindo mais das empresas com as quais se envolvem. Assim como o recente estudo da Kantar que descobriu que 68% dos entrevistados nos EUA esperariam que as marcas fossem corajosas com seus valores, estatísticas recentes sobre valor social sugerem que:
- 68% dos consumidores nos EUA e no Reino Unido deixariam de usar uma marca por causa de Responsabilidade Social Corporativa ruim ou enganosa
- 71% dos respondentes a um estudo de ‘percepção de propósito’ comprariam de uma empresa orientada a propósitos em vez da alternativa quando os custos e a qualidade são iguais
- Quase metade dos consumidores on-line no Reino Unido e nos EUA pagariam um prêmio por marcas socialmente conscientes ou ecologicamente corretas
Portanto, ao analisar apenas algumas dessas estatísticas, é quase impossível ignorar a correlação entre o comportamento de compra do público e se uma marca ou empresa é socialmente responsável.
Embora os números daqueles que consideram e esperam que as marcas sejam diretas sobre seus valores mudem dependendo da etnia ou de outro grupo demográfico, é inegável que, para permanecer relevante para seus públicos e suas expectativas muito mais impactantes, ser socialmente responsável é fundamental .
E embora isso seja amplamente aplicável às próprias empresas e suas práticas, novamente alimenta a sugestão de que, se o sucesso da empresa e seus esforços de marketing estão se tornando mais dependentes de quão vocal ela é sobre valores sociais, então a relação entre negócios e uma agência de marketing também está se tornando dominada pela necessidade de ser socialmente responsável.
Com um influxo de empresas incorporando elementos socialmente responsáveis em suas práticas de marketing, segue-se que as agências de marketing – para as PMEs em particular – devem prestar contas de como um cliente potencial ou existente pode estar entre um público inequivocamente mais consciente.
Responsabilidade
Quando a mídia social está repleta de cultura de cancelamento e várias marcas estão sendo mantidas sob um microscópio mais próximo do que nunca, as empresas estão sendo expostas por negligência ou RSC enganosa.
Indivíduos, assim como corporações, estão sendo responsabilizados por seu silêncio em questões sociais ou por serem percebidos como ‘oportunistas’ ao realizar campanhas socialmente investidas.
Em 2020, houve uma mudança notável no mainstream, onde os consumidores adotaram um senso de responsabilidade, educando-se sobre as marcas que apoiavam financeiramente e responsabilizando-os por mudar as práticas que trabalhavam ativamente contra o progresso social ou ambiental.
A má imprensa online é agora o maior desafio de uma marca, com os consumidores mudando de passivos para ativos. Isso tem a capacidade de prejudicar o sucesso de uma marca que não apoia proativamente questões sociais ou questões climáticas.
Esse também é o caso de marcas que estão ‘saindo na onda’ de veicular campanhas que são percebidas como superficiais, com muitas sendo acusadas recentemente de lucrar com campanhas e comemorações como o orgulho, por exemplo – e também aquelas que permanecem em silêncio sobre problemas sociais. Como é sugerido que 49% dos consumidores acreditam que as empresas que não falam sobre seus valores, ou assuntos atuais, não se importam.
Nesse caso, pode-se argumentar que é responsabilidade da agência de marketing digital considerar o impacto da criação de uma estratégia de marketing para um cliente que não é socialmente responsável. E como isso tem impacto negativo não só no negócio dos clientes, mas no próprio deles por estar associado a ele.
Se os consumidores estão mantendo marcas e negócios em um padrão mais alto, as agências de marketing digital devem fazer o mesmo com os clientes que representam?
As agências também devem ser responsabilizadas pelas marcas com as quais escolhem fazer parceria?
Em termos de responsabilização, embora qualquer ‘reação hipoteticamente enfrentada por uma marca não seja refletida diretamente na própria agência de marketing digital, há um elemento de reputação que alimenta essa situação…
Dê a mínima para a reputação
A prova social é uma das principais maneiras pelas quais qualquer empresa atrai mais clientes – e isso ainda continua sendo o caso das agências de marketing digital.
Depoimentos e avaliações são uma das formas mais importantes de atrair negócios, tanto para marcas quanto para agências. No mundo do marketing B2B, uma empresa verá que outra é apoiada por uma marca respeitável por meio de depoimentos recebidos de parcerias existentes e anteriores.
Portanto, uma agência com prova social pode convencer uma marca potencial de que ela oferece mais potencial de crescimento do que uma agência que não utiliza métodos de prova social – como avaliações, depoimentos ou simplesmente apresentando parcerias anteriores e existentes.
No entanto, isso vem como uma faca de dois gumes.
Se uma agência tem um histórico demonstrável de parcerias com marcas que são bem conhecidas, ou rapidamente compreendidas, para trabalhar ativamente contra questões sociais ou climáticas, isso pode começar a afetar a probabilidade de as marcas quererem se associar a essa agência.
Devido ao impacto crescente que a responsabilidade individual do consumidor está tendo no desempenho das próprias empresas, pode seguir-se um padrão de que essas marcas queiram fazer parceria – quando necessário – com uma agência de marketing digital que também se alinha com valores de visão de futuro.
Um que demonstre ativamente uma compreensão de que estar cada vez mais socialmente consciente no marketing é vital para permanecer relevante para o público.
Conclusão
Os clientes estão fazendo ativamente mudanças sociais e culturais rápidas e usando seu dinheiro para isso; o que significa que é essencial que as empresas sigam o exemplo.
Uma agência que, portanto, não considera a RSC de um cliente pode ficar para trás em uma era de crescente responsabilidade do cliente, responsabilidade da marca e ativismo online.
Cerca de um terço dos clientes sugeriram que parariam de comprar até mesmo de marcas favoritas de longo prazo desde 2019, se tivessem perdido a confiança nesses produtos ou serviços. A fidelidade do cliente não é mais algo em que as marcas podem confiar.
O comportamento de compra do cliente está forçando marcas, empresas e suas agências de marketing a defender práticas inovadoras, inclusivas e socialmente responsáveis – ou enfrentar um declínio acentuado no sucesso.
Embora este seja um tópico incrivelmente amplo que precisa ser descompactado, certamente é uma consideração interessante para as agências de marketing digital e o futuro das práticas de marketing.
Fonte: The Good Marketer